Oficinas


Serão ofertadas, para os participantes do XII Varal de Poesias (autores e ouvintes), duas oficinas de criação poética:

Oficina 1. Da imagem à letra: o haicai e a epifania do instante”, ministrada pela Profª. Drª.  Beatriz Ávila Vasconcelos (UNESPAR-Paranaguá).

Oficina 2. “Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá’: breves epifanias em prosa”, ministrada pelo Prof. Ms. Marcelo Bourscheid (UNESPAR-Curitiba).

Como se inscrever:

         O primeiro passo é se inscrever no evento: preencher a ficha de inscrição e realizar o pagamento. O segundo passo é enviar um e-mail para varaldepoesias@unespar.edu.br informando seu nome completo. No campo Assunto informar qual(is) oficina(s) irá participar.
O participante pode se inscrever em uma ou nas duas oficinas.

Como serão ofertadas 20 vagas, apenas os primeiros 20 inscritos serão aceitos.

Sobre a oficina:

Oficina 1. Da imagem à letra: o haicai e a epifania do instante – Ministrante Beatriz Ávila Vasconcelos

O haicai é uma forma breve de poesia, cujo cerne é a percepção do tempo, em seu constante fluir, tal como materializado nos fenômenos. Para isto, tanto poeta como leitor deverão desenvolver uma atitude contemplativa pronta a perceber, nos elementos do real, o lampejo epifânico do instante que passa. Esta oficina é dedicada a proporcionar situações que nos permitam ler e produzir haicais, fazendo a experiência da atitude contemplativa requerida para isto. O contato com os fenômenos será proporcionado tanto pela observação direta, quanto por intermédio da fotografia, que será praticada pelos participantes no modus poético do haicai, em busca da captura do instante e de sua transitoriedade.
Uma exposição das produções dos participantes será realizada no dia 03 e 04/07 no Teatro Raquel Costa e, posteriormente, em dependências da Unespar. 
Materiais requeridos: material de escrita e aparelho fotográfico ou celular com câmera fotográfica.

Data: 03 e 04/07/2018
Horário: das 14h30 às 18h
Local: Palacete Mathias Bohn (Centro Cultural da Unespar – Rua da Praia, ao lado do Hostel)
Carga horária: 4 horas

Oficina 2. “Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá”: breves epifanias em prosa – Ministrante: Marcelo Bourscheid

Nesta oficina serão criadas situações para conhecer e experienciar, criando, o micro-conto, o nano-conto, a literatura em twitter e outras formas breves da prosa contemporânea, explorando as potencialidades da forma narrativas para capturar o instante epifânico.
Uma exposição das produções dos participantes será realizada no dia 05/07 no Teatro Raquel Costa e, posteriormente, em dependências da Unespar. 
Materiais requeridos: material de escrita.

Data: 04/07/2018
Horário: das 14h30 às 18h
Local: Palacete Mathias Bohn (Centro Cultural da Unespar – Rua da Praia, ao lado do Hostel Continental)
Carga horária: 4 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário